Previsão do Tempo

Fonte de dados meteorológicos: 30 tage wettervorhersage

segunda-feira 26 2024

criptografia: O que eu deveria saber sobre?

 

Última revisão: November 24, 2018

Esta página foi traduzida do inglês. A versão em inglês pode ser mais atualizada.

Provavelmente você já ouviu falar no termo “criptografia ”, utilizado nos mais variados contextos e associado a palavras diferentes. Geralmente criptografia se refere ao processo matemático de tornar uma mensagem impossível de ser lida, a não ser pela pessoa que tem a chave para “desencriptar”, fazendo com que o texto se torne legível novamente.

Ao longo da história, as pessoas usaram a criptografia para enviar mensagens entre si que não conseguiam ser lidas por ninguém além do destinatário pretendido (assim se esperava). Hoje, nós temos computadores capazes de desenvolver a criptografia para nós. A tecnologia de criptografia digital se expandiu para além de simples mensagens secretas; hoje, você pode usar a criptografia para propósitos mais elaborados, como, por exemplo, para identificar o autor das mensagens.

A criptografia é a melhor tecnologia que nós temos para proteger informações de pessoas mal-intencionadas, governos e provedores de serviços de internet. Ela se desenvolveu de tal maneira que é praticamente impossível quebrar o código – quando utilizado corretamente.

Neste guia, nós vamos ver duas grandes maneiras por meio das quais a criptografia é aplicada: para embaralhar dados em repouso e dados em movimento.

A criptografia de dados em repouso anchor link

Dados “em repouso” são aqueles que estão armazenados em algum lugar: num dispositivo móvel, num laptop, num servidor ou num drive externo, por exemplo. Quando os dados estão em repouso, eles não estão sendo movimentados de um lugar para o outro.

Um exemplo de criptografia que protege dados em repouso é a encriptação de “disco inteiro” (também chamada às vezes de “encriptação de dispositivo”). Habilitar a encriptação de disco inteiro criptografa todas as informações armazenadas num dispositivo, protegendo-as com uma frase-chave ou com outro método de autenticação. Num dispositivo móvel ou num laptop, isto geralmente se parece com uma tela de bloqueio normal, que exige uma senha , uma frase-chave ou uma impressão digital . No entanto, bloquear o seu dispositivo (exigindo uma senha para desbloqueá-lo, por exemplo) nem sempre significa que a encriptação de disco inteiro está habilitada.

 

 ssd.eff.org

Nenhum comentário:

Seguidores

Powered By Blogger