07/09/2012

Mosfet Amplificador classe D


Os equipamentos de telecomunicações (telefones celulares, etc.), áudio (MP3, CD-Players, gravadores digitais, etc.) e outros que são alimentados por bateria devem reunir qualidades especiais como excelente qualidade de som, boa potência e baixo consumo. As versões tradicionais analógicas que funcionam em classe A, B e C não atendem a estas exigências sendo, por este motivo, usados em todas essas aplicações, amplificadores de áudio Classe D. Veja neste artigo o que são estes amplificadores e quais são as vantagens no seu uso.
Os amplificadores de áudio tradicionais são circuitos analógicos, amplificando tensões e aplicando-as em
 transdutores como fones e alto-falantes, sem alterações de suas características, conforme mostra a figura 1.








É relativamente simples se obter um circuito amplificador linear usando componentes tradicionais como válvulas, transistores bipolares ou mesmo transistores de efeito de campo. Até mesmo um único transistor polarizado apropriadamente pode se tornar um amplificador simples, excitando um pequeno alto-falante ou
fone de ouvido, como mostra a figura 2.




No entanto, este tipo de circuito não atende às necessidades modernas, principalmente dos equipamentos alimentados por baterias: seu rendimento é muito baixo. A maior parte da energia que é entregue a este tipo de circuito é convertida em calor nos componentes de potência. É só observar que os transistores de saída, mesmo para equipamentos com potências relativamente baixas, precisam ser montados em bons dissipadores de calor. Tocando nesses dissipadores quando o equipamento funciona o leitor pode ter uma idéia de quanta energia é perdida na forma de calor.
Para atender às necessidades dos novos equipamentos são usadas configurações de baixo consumo e alto rendimento. São os amplificadores Classe D que, para que o leitor entenda melhor como funciona, vamos explicar desde o início, comparando-os com os amplificadores tradicionais.
                                                    
                                                                                   fonte:  http://www.newtoncbraga.com.br/index.php



 Neste link você encontrará a continuação do texto acima. Bom estudo.

http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/como-funciona/1443-art212.html

Nesta edição traz uma matéria sobre amplificadores classe D muito utilizado em equipamentos que necessitam de baixo consumo. E muito mais

                                                                               






http://www.sabereletronica.com.br/files/file/SE458_web.pdf








Nenhum comentário:

Seguidores

Powered By Blogger